domingo, 23 de agosto de 2009


RESUMO – TEXTO: AS TECNOLOGIAS TÊM UM IMPACTO? - DE PIERRE LÉVY



Por: Maykon Souza


Muito se fala sobre um suposto impacto gerado pelas tecnologias à sociedade e à cultura como algo extremamente nocivo. No entanto estes comentários são questionáveis, tendo em vista que as técnicas são criadas, imaginadas e reinterpretadas pelo próprio homem, bem como o seu próprio uso o evolui, e é o que caracteriza a humanidade como tal. É inviável considerar a tecnologia como um ser autônomo, dissociado da sociedade e da cultura, pois pode ser vista como produto destas, logo, se torna impossível analisar o homem à margem de seus inventos.

Quanto à técnica, não se pode visualizá-la ou analisa-la em sentido geral, não podemos tratar seus efeitos sócio-culturais sobre esta perspectiva, pois suas implicações apresentam efeitos diferenciados no decorrer do tempo e de sua utilização. Por trás destas, agem e reagem idéias, projetos sociais, interesses diversos, logo sua interpretação não pode ser unilateral. Um exemplo desta dubiedade pode ser presenciado no desenvolvimento das cibertecnologias, que desencadeiam diversos horizontes, fato que torna difícil uma análise concreta de suas implicações sócias.

Como podemos observar, as técnicas são produtos de uma cultura, logo a sociedade é condicionada por estas. Quando tratamos do aspecto condicionante da técnica, estamos lidando com possibilidades que estas abrem, e que norteiam pensamentos sociais. Podemos então dizer que as técnicas não podem ser definidas como determinantes, pois a multiplicidade dos fatores existentes impossibilita qualquer visão neste sentido.

A evolução técnica se processa de tal modo, que se torna um desafio, até para os que a acompanham de perto, participar ativamente de suas mudanças em virtude de sua velocidade de processamento, sendo para aqueles que não participam efetivamente de sua criação, um ameaça e não um bem, pois os torna alheios a qualquer assimilação.

Neste contexto, podemos citar a importância da inteligência coletiva na apropriação de conceitos que minimizam os efeitos exclusivos impactantes sobre a visão interativa homem/técnica. Um instrumento importante na utilização da inteligência coletiva é o ciberespaço.

A inteligência coletiva que se manifesta neste ciberespaço é ao mesmo tempo um veneno para aqueles que dela não participam, e um remédio para os que estão cada vez mais envolvidos neste ambiente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário