domingo, 20 de setembro de 2009



Com o surgimento das tecnologias, as interações sociais foram se modificando, e se moldando a um novo ambiente, o chamado ambiente virtual e tecnológico. Esse novo ambiente tem influenciado também as artes. A música com arte tem sido impactada, e nesta ultima década tem sofrido enormes influencias e avanços proporcionados pela aplicação de softwares e hardwares na produção musical.

O uso da informática e dos computadores na música gera reflexões a respeito da atuação do músico neste novo ambiente. É bem verdade que ainda existem polêmicas a respeito da inserção das tecnologias na produção e na execução musical. Muitos acreditam que a informática tem invadido o mundo da música em detrimento deste profissional, no entanto, essa visão pode ser contestada, tendo em vista que muitos dos avanços presentes hoje no meio musical, tanto no melhoramento de instrumentos, quanto na própria execução e produção musical, estão diretamente ligados ao uso da informática. Em oposição á essa visão egoísta de oposição ao vínculo da música com as tecnologias, pode se observar que essa execução ou criação musical através de computadores não se dá de maneira autônoma e independente, necessita de uma ação humana, que é a atuação do profissional da música. Neste sentido, creio que a visão a respeito do tema poderia ser outra, completamente oposta. Podemos vislumbrar então novas áreas para a atuação do músico, que está ligada ao uso de computadores com fins musicais, e até mesmo uma supervalorização do mesmo, tendo em vista que não se pode produzir música, mesmo que com o auxílio de computadores, sem antes entender intimamente dela.

A música como expressão artística, pode ser perfeitamente abordada em sua relação com as tecnologias, tendo em vista que o som, sua matéria prima, hoje está intimamente relacionado às novas produções musicais baseadas em tecnologias de alta definição. Os computadores estão cada vez mais presentes no ambiente musical. Podemos observar que a relação música/tecnologia tem sido constantemente aprovada e aprimorada, sem detrimento da essência da arte música. Podemos observar isso nos aprimoramentos que a tecnologia tem trazido para os instrumentos musicais, através de novas mídias e ferramentas que sempre visam um melhor desempenho e uma melhor produção musical.

O texto música por computador – novas possibilidades de criação e profissionalização nos mostra que essa relação tem gerado benefícios tanto para a arte musical quanto para o próprio músico. Os instrumentos estão cada vez mais capazes de reproduzir, modificar e criar sons em alta definição, como é o caso dos sintetizadores, os músicos possuem a vantagem de avaliar e refazer suas produções em questão de minutos, pois o resultado do seu trabalho como gravações, composições e edições, com a ajuda das ferramentas informatizadas, podem ser imediatamente avaliadas, pois a reprodução pode ser imediata, e sua alteração também. Sem contar que abre novos horizontes para a atuação do músico, valorizando e ampliando assim seu trabalho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário